sábado, julho 08, 2006

14) Mensaleiros em busca de votos, novamente...

Para quem será o seu voto nas eleições de 2006?
Do site VideVersus, nº 498 (Porto Alegre, 8 de julho de 2006)

Dos 19 mensaleiros, 12 estão tentando a reeleição
Dos 19 deputados federais citados em denúncias por participação no esquema do mensalão, montado pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para comprar apoio político de parlamentares e partidos para o governo Lula, e operado pelo publicitário mineiro Marcos Valério, 12 desses deputados federais pediram nesta quarta-feira o registro de suas candidaturas, buscando a reeleição em 1º de outubro.
Entre esses mensaleiros, três tiveram os mandatos cassados em Plenário e estão impedidos de concorrer, outro chegou a ser preso e responde a processo judicial e três decidiram não se candidatar.
Parte dos 12 mensaleiros que estão concorrendo à reeleição tem usado a inocentação em Plenário para tentar se desvincular do escândalo, desconhecendo a denúncia apresentada no Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria Geral da República.
É o caso do deputado federal Romeu Queiroz (PTB-MG), que diz: “Sou vitima de um processo político. Mas, o episódio já está superado. Sou deputado há 20 anos, minha base me conhece bem, sabe da seriedade com que trato as coisas".
Os mensaleiros que pertenciam à Igreja Universal, o ex-deputado federal Carlos Rodrigues (sem partido-RJ, também chamado de Bispo Rodrigues), preso em maio, acusado de pertencer à máfia dos sanguessugas, e o deputado federal Wanderval Santos (PL-SP), ambos expulsos da igreja do bispo Edir Macedo, não concorrem porque perderam o apoio.
Também não concorre o pefelista mineiro Roberto Brant (MG). Ele foi absolvido no Plenário, mas ficou com a pecha.
Os mensaleiros que vão concorrer são os seguintes:
Romeu Queiroz (PTB-MG)
José Borba (PMDB-PR)
José Mentor (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Prof. Luizinho (PT-SP)
João Paulo Cunha (PT-SP)
Josias Gomes (PT-BA)
João Magno (PT-MG)
Paulo Rocha (PT-PA)
Vadão Gomes (PP-SP)
Valdemar Costa Neto (PL-SP)
Pedro Henry (PP-MT).
Fonte: Terra