sexta-feira, julho 21, 2006

32) O fulcro da questão é realmente a questão ética

Parece que a ética vai estar em alta, no primeiro e no segundo turno desta campanha presidencial.

Heloísa Helena tira o sono dos petistas
Por: Lucia Hippolito, 21/07/2006

A violência com que o ministro Tarso Genro partiu para cima da senadora Heloísa Helena é demonstração eloqüente da crescente preocupação dos estrategistas da campanha do presidente Lula com o surpreendente desempenho da senadora nestes primeiros dias de campanha.
A desenvoltura de Heloísa Helena, que está aproveitando com enorme sucesso a exposição diária na mídia, em condições de igualdade com os outros candidatos, ameaça dar muita dor de cabeça ao PT e ao presidente Lula.
Em primeiro lugar, Heloísa Helena era um dos “de dentro”. Petista histórica, foi expulsa do partido, num episódio que contou com a participação decisiva do então tesoureiro Delúbio Soares, do então ministro José Dirceu e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Heloísa Helena é um arquivo vivo. E não parece disposta a manter em segredo aquilo que sabe. Daí a preocupação dos petistas em demolir a credibilidade da senadora.
Ninguém deve se assustar se vier novamente à baila o episódio da cassação do ex-senador Luiz Estêvão e a participação de Heloísa Helena. A turma não brinca em serviço.
Mas o crescimento de Heloísa Helena assusta, porque coloca em xeque a intenção de Lula de liquidar a fatura no primeiro turno.
Ainda não é possível afirmar que haverá segundo turno. Mas já não é mais possível afirmar que não haverá.
É aí que o bicho começa a pegar. Reeleição é plebiscito. Se o eleitorado gostou dos quatro anos anteriores, reelege o governante. Se não gostou, muda.
Um governante que busca reeleição, seja presidente, governador ou prefeito, precisa ser reeleito no primeiro turno, sob pena de entrar no segundo turno derrotado. Isto porque um segundo turno significa que mais da metade do eleitorado não gostou de seu primeiro mandato e não votou nele. No mínimo. quer pensar um pouco mais.
Segundo turno começa a colocar caraminholas na cabeça do eleitor. “E se eu tentasse uma coisa diferente?”, começa ele a se perguntar.
Governante que busca a reeleição e vai para segundo turno tem que dar entrevistas, participar de debates, explicar o que fez e o que não fez durante o primeiro mandato, falar sobre os fracassos, e não apenas sobre os sucessos.
Enfim, tudo o que o PT não quer que Lula faça. E isto o partido deixou claro ao construir os tais dez mandamentos para orientar o comportamento de Lula na campanha.
Não está garantido que governante que vai para o segundo turno seja derrotado. Marta Suplicy e Raul Pont foram para segundo turno e terminaram derrotados.
Mas Mário Covas foi para o segundo turno em 1998, atrás de Paulo Maluf. Covas jogou a questão ética no centro dos debates e transformou a eleição numa disputa de caráter. Aí ganhou.
Tudo o que o PT não quer é que um eventual segundo turno seja transformado numa disputa de caráter. Tudo o que o PT não quer é ver a questão ética no centro dos debates desta campanha eleitoral.
Daí por que o “fator Heloísa Helena” está tirando o sono dos estrategistas da campanha do presidente Lula.

31) Com amigos assim...

Do blog do Noblat:

Xô, fantasmas!!
21/07/2006 ¦ 17:21

Ao que tudo indica, o PT conseguiu exorcizar dois fantasmas que ameaçavam tirar o brilho do comicio de Lula amanhã no Recife: Bruno Maranhão, líder do MLST (Movimentação de Libertação dos Sem-Terra), que quebrou a Câmara dos Deputados no mês passado, e Severino Cavalcanti, do PP, que renunciou à presidência da Câmara e ao mandato para não ser cassado por ter recebido mensalinho pago pelo concessionário de um restaurante.

Bruno manda avisar que "não fará o jogo da direita". E que, por isso, manterá distância do comício.

Severino acatou o conselho de viajar como desculpa para não ser visto nas vizinhanças de Lula.

30) A internacionalizacao da campanha presidencial...

Parece que a campanha eleitoral vai explorar o "lado internacional" do presidente atual.
Vejam a materia abaixo...

"PT começa a definir programas de TV
Paulo de Tarso Lyra
Jornal Valor Econômico, 21/07/2006, pág. A7

O PT aposta no início do horário eleitoral gratuito para superar as dificuldades que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta para conciliar a agenda de campanha com as atividades da Presidência da República. De acordo com o governador do Acre, Jorge Viana, a corrida eleitoral começará de fato a partir de agosto. "Por enquanto, Lula está extremamente cuidadoso, não quer arrumar complicações junto ao Tribunal Superior Eleitoral". Segundo ele, as propagandas no rádio e televisão terão "a cara do presidente Lula". Nas palavras do petista, um "presidente próximo ao povo, disposto a ampliar as políticas de inclusão social e as plataformas para manter o desenvolvimento e o crescimento econômico".

Ontem, Lula foi pela primeira vez ao estúdio da produtora onde serão gravados os programas da campanha, localizado no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O espaço foi arrendado pela Pólis Propaganda e Imagem, de propriedade do publicitário João Santana, junto à produtora brasiliense TV Mais. Segundo assessores, o presidente, que permaneceu no local das 9h15 às 11h45, não chegou a gravar trechos longos para o horário político. "Foi mais uma ambientação, para o presidente acostumar-se com o estúdio e a iluminação", explicou um assessor.

As equipes de filmagens da propaganda eleitoral seguem com Lula neste fim de semana, na viagem que o presidente fará para o Recife e Olinda. Viana confirmou que o procedimento deve se repetir nas viagens internacionais de Lula, além de resgatar imagens de antigos encontros do presidente brasileiro com líderes mundiais. "A relação de Lula com o mundo dá de dez a zero na relação estabelecida pelos demais candidatos. Quem é Geraldo Alckmin no cenário internacional? Quem é Heloísa Helena no cenário mundial?"

Tudo isso poderá, na avaliação do petista, compensar o fato de Lula ser um presidente que enfrenta concorrentes com a agenda livre para fazer campanha. "O que o Alckmin faz o dia todo? Nada. O que a Heloísa Helena faz? Nada. Lula tem que governar e tirar do caminho as pedras colocadas pela oposição, como a necessidade de vetar a inclusão do FGTS na medida provisória das empregadas domésticas", exemplificou Jorge Viana.

Essa dificuldade de conciliar as duas agendas foi exposta pelo próprio Lula durante encontro com prefeitos que apóiam sua reeleição, realizado na noite de quarta, em um hotel de Brasília. Na reunião, que durou aproximadamente uma hora, Lula lamentou: "É muito difícil administrar o Brasil e fazer campanha. É difícil. Mas tenham certeza que não hesitarei nas minhas tarefas. Não vou, de forma alguma, deixar de cumprir minhas funções administrativas", assegurou Lula, segundo disse o prefeito de Manaus, Serafim Correia (PSB).

No encontro, o presidente Lula expôs diversas ações de seu governo, sobretudo no campo social: números do PNAD, política de redução da pobreza, programas sociais. "Em todos eles, o presidente estabeleceu comparações com os seus antecessores. Não citou Fernando Henrique Cardoso, mas sempre dizia: fizemos isso em quatro anos, muito mais do que eles fizeram em oito " , relatou o prefeito de Manaus.

Serafim afirmou, também, que um dos momentos mais marcantes do encontro foi quando a prefeita de São Gonçalo (RJ), Maria Aparecida Paissinet, filiada ao PFL, deu seu depoimento. "O senhor foi o primeiro presidente a pisar em São Gonçalo e nunca me discriminou por eu ser de um partido de oposição", teria dito ela, de acordo com Serafim. O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), disse que, além de um encontro ampliado com outros prefeitos para declarar apoio a Lula, a estratégia é aproveitar a visita do presidente aos Estados para organizar eventos reunindo os administradores municipais. "Há prefeitos que não têm condições de viajar a Brasília ou outra cidade para participar de eventos. Por isso, esperamos aproveitar as viagens do presidente para reunir os prefeitos em suas respectivas regiões".

Na noite de quarta-feira, após o encontro com os prefeitos, Lula teve a primeira reunião com os coordenadores regionais de sua campanha. Segundo Jorge Viana, a estratégia é concentrar as ações em regiões onde Lula não está tão bem nas pesquisas, como o Sul e Sudeste. "O que não quer dizer que faremos corpo mole nas demais regiões", assegurou o governador do Acre."

====================

Dois outros exemplos de internacionalização (ainda que pelas vias erradas) da campanha, retirados do ex-Blog do Cesar Maia (de 21 de julho de 2006):

Ô CELSO AMORIM ! Ô IMPRENSA ESCRITA, FALADA, TELEVISADA E INTERNETIZADA !
Em 24 de julho de 1998, durante a conferência de cúpula de Ushuaia (Argentina), o Mercosul aprovou a chamada “cláusula democrática”, como condição para que um país seja membro ou parceiro comercial do bloco. Isso impediu, por exemplo, um par de golpes de estado no Paraguai, bem como concorreu para que em um dos Estados associados, a Bolívia, os Chefes de Estado fossem afastados do poder por iniciativas constitucionais. A presença de Fidel Castro na reunião de Córdoba e as tentativas de Hugo Chaves para associar Cuba ao bloco, com as simpatias de Lula (“Mercosul não deve ter ideologia”), representam a implosão daquela importante cláusula. E ninguém disse nada...

URGENTE !
Ô equipe do Alckmin ! Ainda há tempo ! Contratem produtora de TV em Córdoba, e peguem os afagos e carinhos e intimidades de Lula com Fidel, Chávez e Morales ! Todos ! Vai dar imagens ótimas para a campanha ! Calderón neles !

quinta-feira, julho 20, 2006

29) Respondendo do taco ao taco, na internet...

Parece que são só "mensagens ofensivas" que são para repassar para o site do presidente-candidato. As elogiosas não precisa...


Lula Presidente: PT usa internet para ampliar campanha e combater “guerra suja”
19/07/2006 - 19:47

O Partido dos Trabalhadores está orientando militantes, simpatizantes e todos os eleitores do presidente Luiz Inácio da Silva a utilizarem o potencial da Internet para dinamizar a campanha pela reeleição.

Texto divulgado nesta quarta-feira (19) pelo secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, discorre sobre importância da internet no processo eleitoral e convoca os internautas a se manifestarem através de todas as ferramentas disponíveis (blogs, chats, sites, e-mails) em favor da candidatura Lula.

A idéia é ocupar o espaço virtual para defender os projetos da administração federal, debater o programa de governo do próximo mandato e combater a “guerra suja” das acusações infundadas, caluniosas e criminosas que circulam com facilidade por este meio.

O PT pede aos eleitores de Lula que repassem todas as mensagens ofensivas para o site www.lulapresidente.org.br e para o e-mail internet@pt.org.br.

Campanha eleitoral na internet

Atualmente, estima-se que cerca de 36 milhões de brasileiros acessem a Internet diariamente. Este número representa aproximadamente 30% do total de eleitores aptos a votar nas eleições em outubro deste ano. Como não há, até o momento, o número exato de internautas com menos de 16 anos e mais de 60, aquele percentual deve ser um pouco menor, mas ainda assim bastante significativo.

Nas últimas eleições no Brasil, a internet já ocupou um espaço importante, apresentando, por meio dos sites, a orientação das principais campanhas e antecipando alguns debates que, depois, acabaram chegando a outros meios.

A internet mostrou-se também um meio eficaz na organização de manifestações globais e, particularmente no Brasil, durantes as edições do Fórum Social Mundial. Redes de mídia independente formaram-se para divulgar em tempo real, em diversos idiomas e para todo o mundo, a informação confiável que as mídias controladas pelas grandes empresas de comunicação insistiam em omitir.

Outro exemplo, mas de sinal politicamente inverso, é o referendo sobre comercialização de armas de fogo, realizado no final de 2005. A contra-informação e os boatos disseminados pela rede ajudaram a corroborar a tese conservadora em defesa do armamento. Embora não seja possível afirmar, acredita-se que a internet tenha tido um peso significativo na campanha pelo “Não”.

Durante todo o processo eleitoral, os internautas utilizam diversas formas para fazer campanha virtual, como as mensagens de texto (e-mail e MSN Messenger); criação de comunidades nos sites de relacionamento (como o Orkut); criação de site e blogs (página da internet cujas atualizações são organizadas cronologicamente, como um histórico ou diário); a edição de wikis (páginas da internet para produção de conteúdo de forma livre e coletiva que tem como um dos expoentes a wikipedia); e o compartilhamento de vídeos no YouTube (site que permite aos usuários disponibilizarem, assistirem e compartilharem vídeos).

A utilização destas ferramentas pode fazer a diferença, junto a alguns setores sociais: a participação ativa dos militantes nas salas de discussão (chats), defendendo a candidatura Lula e apresentando o programa de governo; a divulgação pela rede dos materiais de campanha; o fomento do debate nos milhares de blogs e comunidades de relacionamentos; e a disponibilização de uma chamada (link) para site oficial da campanha Lula. Estes são apenas alguns exemplos, pois os recursos que a internet oferece são enormes.

É claro que não é só a esquerda que sabe da importância desta rede. Neste período eleitoral há uma explosão de mensagens e textos disponibilizados na internet com informações falsas, acusações infundadas e por vezes também criminosas, contra os candidatos do PT e, particularmente, contra a candidatura Lula. A campanha virtual com difamações é, na maioria das vezes, orquestrada e difundida por setores organizados da direita brasileira. Estes ataques têm que ser denunciados e respondidos.

As informações falsas e as difamações difundidas contra os candidatos do PT precisam ser rapidamente desconstruídas e o "argumentos vacina" devem ser rápida e amplamente divulgados, antes que as ofensas e informações falsas se tornem, pela repetição, "verdades" por aqueles que as recebem. Há casos, inclusive, que devem ser encaminhadas diretamente ao setor jurídico da campanha, para que medidas urgentes sejam tomadas indicando limites e inibindo a difusão de mentiras e ataques.

Embora os militantes e simpatizantes petistas tenham, na maioria das vezes, ciência de que se trata de mensagens mentirosas, necessitam de dados, respostas e argumentos para se contraporem às acusações.

Prevendo estes ataques e também já se precavendo contra a “guerra suja”, a campanha Lula irá acompanhar os sites, blogs e comunidades de relacionamento, fornecendo informações e respondendo às mentiras propagadas. Os e-mails com acusações e difamações também terão respostas.

Neste sentido, a participação de todos os apoiadores da candidatura Lula é fundamental, para que seja possível um contra-ataque imediato e eficiente, não deixando nenhuma acusação sem resposta.

Portanto, todas as mensagens com teor ofensivo devem ser direcionadas para o site da campanha www.lulapresidente.org.br, no ícone “Força militante”. O mesmo deve ocorrer com os sites e blogs. Todas as informações veiculadas nestes espaços, cujos conteúdos sejam de ataques à candidatura Lula, devem ser imediatamente comunicadas à coordenação da campanha responsável pela internet, por meio do endereço internet@pt.org.br.

Valter Pomar
Secretário de Relações Internacionais do PT

quarta-feira, julho 19, 2006

28) TSE impugna algumas candidaturas: tudo deve se ajeitar

MP pede impugnação de três candidaturas
Juliano Basile
Valor Econômico, 19/07/2006

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação de três candidaturas à Presidência: de Cristovam Buarque (PDT), Rui Pimenta (PCO) e Ana Maria Rangel (PRP). Nos três casos, o MP alega motivos formais para que o Tribunal Superior Eleitoral negue o registro.

No caso de Cristovam Buarque, o vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, disse que o PDT deixou de apresentar as certidões criminais dos candidatos à Presidência e à vice, o senador Jefferson Peres (PDT-AM).

O Ministério Público também apontou falha na documentação apresentada por Rui Pimenta. O candidato não teria levado ao TSE a ata da convenção do partido em que foi escolhido candidato. Quanto à candidatura de Ana Maria Rangel, apesar de filiada ao PRP desde agosto de 2005, a candidata não foi indicada pelo partido em convenção.

O PDT informou que deverá regularizar a situação da chapa Cristovam-Peres em 72h. O prazo é concedido pela Lei Eleitoral para que os partidos resolvam problemas burocráticos em suas candidaturas, como a ausência de certidões.

Pimenta também poderá encaminhar os documentos exigidos pelo MP eleitoral no mesmo prazo para resolver a sua situação. Já o caso de Ana Maria Rangel é mais delicado, pois ela não conta com o apoio de seu próprio partido.

O TSE tem até 23 de agosto para julgar todos os pedidos de registro de candidaturas. O ministro Cezar Peluso é o relator dos pedidos de Cristovam Buarque e Ana Maria Rangel. O ministro Caputo Bastos é o relator do requerimento de de Rui Pimenta.

terça-feira, julho 18, 2006

27) Servico de utilidade publica: os nomes dos sorvedores de hemoderivados (tambem conhecidos por outro nome)

No comments...

Agência Estado, 18 de julho de 2006 - 16:49

CPI divulga lista dos parlamentares sanguessugas
PSDB vai pedir a expulsão dos 3 envolvidos no caso sanguessuga

SÃO PAULO - O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), divulgou na tarde desta terça-feira a lista dos 57 parlamentares envolvidos na compra ilegal de ambulâncias, por meio de verbas do Orçamento.
Dos 57 parlamentares investigados pela Procuradoria Geral da República por denúncia de envolvimento na chamada máfia das ambulâncias superfaturadas e cujos nomes foram divulgados hoje pela CPI Mista dos Sanguessugas, 47 são de partidos aliados ao governo: quatro do PSB, dez do PL, cinco do PMDB, 13 do PP, 13 do PTB e dois do PRB. Dos outros dez denunciados, três são do PSDB, quatro do PFL, dois do PSC e um do PPS.
Apenas um dos 57 parlamentares é senador - Ney Suassuna (PB), líder do PMDB. O Estado com maior número de parlamentares investigados é o Rio de Janeiro, com 13; vem em seguida São Paulo, com dez. Mato Grosso, Estado onde fica a Planan - principal empresa envolvida na máfia - tem cinco parlamentares envolvidos.

A seguir, veja os nomes dos parlamentares que estão sendo investigados pela Procuradoria-Geral da República:
Senador Ney Suassuna (PMDB-PB)- Líder do partido no Senado, ele pertence a ala governista ligada ao presidente Lula

Deputados:
João Caldas (PL-AL)- afastado das funções de integrante da Mesa Diretora da Câmara. PPS, PV e PSOL pediram ao Conselho de Ética abertura de processo de perda de mandato por envolvimento no esquema dos sanguessugas;
Nilton Capixaba (PTB-RO) - afastado das funções de integrante da Mesa Diretora da Câmara. PPS, PV e PSOL pediram ao Conselho de Ética abertura de processo de perda de mandato por envolvimento no esquema dos sanguessugas;
Pedro Henry (PP-MT) - foi absolvido pelo plenário da Câmara por envolvimento no esquema do mensalão, mas foi denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza;
Wanderval Santos(PL-SP)- seu assessor sacou R$ 100 mil das contas de Marcos Valério. O deputado foi absolvido pelo plenário da Câmara que o livrou de perder o mandato por envolvimento no esquema do mensalão, mas foi denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza;

Edna Macedo (PTB-SP) - irmã do bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus;
Paulo Feijó (PSDB-RJ);
Paulo Baltazar (PSB-RJ);
João Caldas (PL-AL);
Cabo Júlio (PMDB-MG);
Iris Simões (PTB-PR);
Benedito Dias (PP-AP);
Lino Rossi (PP-MT);
Edir de Oliveira (PTB-RS);;
Teté Bezerra (PMDB-MT);
Fernando Gonçalves (PTB-RJ);
Almeida de Jesus (PL-CE);
Pastor Amarildo (PSC-TO);
Reinaldo Betão (PL-RJ);
Isaias Silvestre (PSB-MG);
José Militão (PTB-MG);
Wellignton Fagundes (PL-MT);
Mario Negromonte (PP-BA);
Laura Carneiro (PFL-RJ);
Zelinda Novaes (PFL-BA);
Vieira Reis (PRB=-RJ);
Junior Betão (PL-AC);
Ribamar Alves (PSB-MA);
Eduardo Gomes (PSDB-TO);
Eduardo Seabra (PTB-AP);
Osmanio Pereira (PTB-MG);
Jefferson Campos (PTB-SP);
João Batista (PP-SP);
Vanderlei Assis (PP-SP);
João Mendes de Jesus (PSB-RJ);
Dr. Heleno (PSB-RJ);
Reinaldo Gripp (PL-RJ);
José Divino (PTB-RR);
Alceste Almeida (PTB-RR);
Marcos Abramo (PP-SP);
Nélio Dias (PP-RN);
Ricarte de Freitas (PTB-MT);
Cleonâncio Fonseca (PP-SE);
Benedito de Lira (PP-AL);
Reginaldo Germano (PP-BA);
Ricardo Estima (PPS-SP);
Neuton Lima (PTB-SP);
João Correia (PMDB-AC);
Amauri Gasques (PL-SP);
Maurício Rabelo (PL-TO);
Coroliano Sales (PFL-BA);
Almir Moura (PFL-RJ);
Marcelino Fraga (PMDB-ES);
Raimundo Santos (PL-PA);
Irapuan Teixeira (PP-SP);
Itamar Serpa (PSDB-RJ);
Enivaldo Ribeiro (PP-PB);
Elaine Costa (PTB-RJ)

segunda-feira, julho 17, 2006

26) Cada um com as suas regras: as de Lula (ou melhor, do seu partido...) estao aqui...

Do blog do Noblat, 17/07/2006:

PT quer esfriar campanha de Lula
Os 10 mandamentos do PT para Lula tentar se reeleger no primeiro turno:

1) Não expor o candidato a situações de risco.
2) Evitar viagens para estados com divergências entre aliados.
3) Evitar entrevistas e coletivas.
4) Só falar com a imprensa quando tiver um tema específico e definido pela campanha.
5) Não comentar assunto negativo para o governo, deixando essa função, de preferência, para os ministros.
6) Falar sempre de temas positivos.
7) Não participar de debates.
8) Explorar mais a postura de presidente do que de candidato.
9) Evitar a presença física no comitê de campanha.
10) Esfriar a campanha, participando de poucos atos públicos, pois uma disputa acirrada e dinâmica só interessa aos adversários.

(matéria originalmente publicada no jornal O Globo)

25) Clausula de barreira: os partidos sobreviventes e os outros...

Correio Braziliense

1. Partidos que ultrapassarão a cláusula de barreira e não correm riscos:
PT/ PSDB / PMDB / PFL

2. Partidos que enfrentarão dificuldades, mas têm grandes chances de obter o número de votos necessários para continuar funcionando:
PTB / PP / PSB / PL

3. Partidos com sólida história política que terão dificuldades maiores para superar a cláusula e devem buscar opções como fusão de legendas ou formação de uma federação de partidos:
PCdoB / PDT / PPS / PV

4. Partidos com reduzidas chances de conseguir o número de votos necessários. Tendem a desaparecer ou ser incorporados por outras siglas:
PSol / PMN / PSC / PRP / PTdoB / PTC / Prona / PTN / PSTU / PSL / PCB / PRTB / PHS / PSDC / PCO / PAN / PRB

domingo, julho 16, 2006

24) Treze assessores poderosos do presidente Lula

Revista Época, nº 426, 15/07/2006, neste link.

Avaliação dos 13 políticos que mais influenciam Lula
O cientista político Sérgio Abranches fez uma avaliação para ÉPOCA sobre quem tem mais influência na campanha e num eventual segundo governo Lula.

Tarso Genro – Experiente e hábil politicamente, quer ser o herdeiro do governo Lula depois da queda de José Dirceu e Antônio Palocci. Um bom articulador com o Congresso. Pode criar um trânsito com a oposição em um segundo mandato, mas não tem muita relação de lealdade com o presidente Lula. Não podemos esquecer que Tarso Genro sempre foi oposição a José Dirceu e ao grupo de Lula dentro do PT.

Dilma Roussef – O quadro mais importante do governo Lula. Conhecida como sargento do governo. Deu sinais de que sabe usar o poder e será fundamental em um segundo mandato. Soube ocupar um vazio deixado pelo José Dirceu na gestão dos programas de governo. Não tem a capacidade política de Dirceu (fardo deixado para Genro), mas mantém pulso firme no comando dos ministérios e das ações do governo Lula.

Luiz Dulci – Trabalha no bastidor e não assume risco. Sem muita ousadia, com a cabeça de sindicalista, o mineiro come quieto desapareceu durante o escândalo do mensalão. Nem parecia ser parte do governo Lula. Ou seja, é um notório low profile. Tem a vantagem de exercer influência ao pé de ouvido de Lula sem aparecer – arma poderosa no jogo político de Brasília.

Marco Aurélio Garcia – Poderosíssimo dentro do novo núcleo dirigente do governo por exercer uma influência intelectual sob Lula. É o verdadeiro formulador da política externa. Nunca um assessor especial ficou tão poderoso na história do Brasil. O poder deve aumentar ainda mais em um segundo mandato depois de liderar o programa de governo na campanha de 2006.

Guido Mantega – Um técnico de segundo e terceiro escalão dentro do PT que se aproximou de Lula durante a caravana da cidadania. Participa das decisões estratégicas do governo, mas em um segundo mandato pode ter problemas no comando da política econômica. No momento, a economia está em piloto automático. Não tem capacidade para enfrentar uma grave crise econômica com um mercado nervoso.

Márcio Thomaz Bastos – Advogado do governo, Marcio se transformou no assessor jurídico depois do escândalo do mensalão. Não pode ser comparado a outros integrantes do novo núcleo dirigente. Não desfruta da lealdade e intimidade de Luiz Dulce e Dilma Roussef e a influência de Tarso Genro com o presidente. É um outsider.

Luiz Marinho – Tem apenas uma influência em relação a Lula: controla as questões sindicais, uma preocupação evidente desse governo. Mas não tem capacidade e influência na discussão estratégica em um segundo mandato. Está muito abaixo dos outros integrantes.

Ricardo Berzoini – Um integrante leal que pode exercer muito poder em um segundo mandato. É visto pelo presidente como um cumpridor de tarefas delicadas. Conseguiu segurar o PT em um momento difícil e faz parte do grupo de confiança de Lula.

Jorge Viana – Um operador respeitado dentro e fora do PT. É um homem de confiança do presidente Lula e terá muita influência na estratégia política em um segundo mandato do governo Lula.

Renan Calheiros - Participou de todos os governos desde a redemocratização do país. Era íntimo do presidente Collor, trabalhou com Itamar e foi ministro de FHC. Lula pode negociar, por exemplo, um ministério com Renan em um segundo mandato. Nesse caso, deve fortalecer ainda mais o poder do presidente do Congresso. Em um eventual segundo mandato, Lula estará nas mãos do PMDB para governar.

José Sarney - O senador Sarney se aproximou de Lula depois da queda de Collor. Hoje é o político mais influente do PMDB dentro do governo. No segundo mandato terá ainda mais poder. Será uma ponte entre o governo, Congresso e Estados.

Aloizio Mercadante – É um candidato sério a ministro da Fazenda depois da derrota que irá sofrer para o governo de São Paulo. Muito personalista, desde 1989 responde pela área econômica do PT. Mas quando o partido chegou ao poder, o ministro da Fazenda nomeado por Lula foi um médico de Ribeirão Preto. Terá uma influência política moderada em um segundo mandato. Pode até ter mais peso por falta de quadros políticos.

João Santana -- Não tenho informações suficientes para fazer uma avaliação sobre o novo marqueteiro de Lula.